Desenvolvimento é a capacidade do corpo de
adquirir funções ou seja, é a capacidade que a criança apresenta de realizar
tarefas.
Desenvolvimento e crescimento são processos
integrados e devem ser avaliados em todas as consultas.
O desenvolvimento se faz no sentido céfalo-caudal
(da cabeça para os membros inferiores, isto é, de cima para baixo) e
próximo-distal (da parte central do corpo para as extremidades, portanto, de
dentro para fora).
Levando-se em consideração alguns
marcos da maturidade neurológica e marcos do desenvolvimento podemos ter no 1º
ano de vida, 4 períodos importantes:
a)
Fase cervical – 0 a 3 meses – ao final desta fase
a criança sustenta a cabeça. Nesse período a criança gosta de ver os rostos da
mãe e do pai e gosta que conversem com ela. Já começa a levar as mãos à boca e
acompanha objetos com o olhar. Ela já se movimenta bastante.
b)
Fase troncular – 4 a 6 meses – ao final desta
fase, a criança já deve iniciar a tarefa de sentar. Ela já rola na cama e
quando colocada de bruços, levanta e sustenta a cabeça, apoiando-se nos
antebraços. Já brinca com os pés e os leva à boca. Alcança e pega objetos
pequenos, emite sons, vira a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto
sonoro.
c)
Fase da reptação – 7 a 9 meses – ao final dessa
fase a criança deve sentar-se sem apoio e já deve iniciar a tarefa de
arrastar-se ou engatinhar. Nessa idade, a criança “estranha” as pessoas
desconhecidas, já começa a ficar de pé ou até mesmo a andar.
d)
Fase da deambulação – 10 a 12 meses – normalmente
ao final dessa fase, a criança já caminha com apoio ou sozinha. Ela gosta de
imitar os pais, faz gestos com a cabeça, dá adeus e bate palmas. Á faz o
movimento de pinça com os dedos polegar e indicador e já atende pelo seu nome.
No 2º ano de vida
Anda sozinha e raramente cai;
Come sozinha;
Identifica a sua imagem no espelho:
Fala várias palavras e consegue
articular frases curtas e pode ser iniciada a retirada das fraldas e o uso do
penico e vaso sanitário.
Nos 3º e 4º anos de vida
Prefere brincar isolada mesmo na
companhia de outras crianças;
Sabe dizer seu próprio nome e até
mesmo o seu endereço;
Demonstra suas alegrias, tristezas
e raivas;
Gosta de ouvir histórias e também
já as conta;
Ajuda a vestir-se, a calçar
chinelos e sapatos e imita os adultos.
A partir do 5º ano até o início da
adolescência, entre 11 e 12 anos
A criança passa a gostar da
companhia de outras crianças e começa a ficar muito independente;
Tem interesse em aprender sobre
tudo o que a cerca;
Escolhe seus amigos;
Aprende canções:
Fala bem o que quer e o que sente;
Forma seu grupo de estudos e gosta
de mostrar o que aprendeu.
E o adolescente?
Se pudéssemos defini-lo poderíamos
dizer que é o portador de uma síndrome que se caracteriza por:
a)
hiperfagia -
comem em exagero (os pais que o digam);
b)
hipoacusia – só escutam músicas usando todo o
volume do aparelho de som (haja paciência dos vizinhos);
c)
mania de agrupamento – nunca estão sozinhos;
sempre andam em grupos;
d)
sensação de imortalidade – adoram esportes radicais
e quase sempre utilizam os veículos em alta velocidade;
e)
boa saúde física – quase nunca adoecem;
f)
mania de perseguição – constantemente falam se
referindo aos irmãos e outros familiares: “mãe, você viu que ele sempre tá me
olhando” ou então, “mano, pare de fazer o que eu faço e de ir onde eu vou” ou
ainda, “pai, você só briga comigo e nunca briga com ele.”
g)
Gostam de ser diferentes; são adolescentes!!!!
Fonte:http://www.sbp.com.br/src/uploads/2015/02/ManPraticaAtend.pdf
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