terça-feira, 1 de março de 2016

Animais de estimação



Estudos mostram que uma criança quando tem um animalzinho só tem benefícios, principalmente no desenvolvimento da afetividade. Um animal de estimação pode reunir tudo o que uma criança precisa: diversão, entretenimento e aprendizado, e pode ser útil para espantar a solidão e alegrar toda família.

A responsabilidade que a criança terá ao cuidar do seu animalzinho desenvolve a autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração e respeito.

A decisão de ter um animal de estimação na família é um ato de responsabilidade, antes de tudo. A grande maioria das pessoas que convivem com animais de estimação asseguram que é uma das escolhas mais positivas que já tomaram em suas vidas.

E não é para menos: incorporar uma mascote na vida familiar tem um sem fim de vantagens que podem ser resumidas numa melhora da saúde emocional e física de toda a família, além de nos enriquecermos como sociedade. Vamos tentar numerar todas as vantagens que os cachorros, gatos, coelhos ou roedores podem contribuir:

1 – Aprender a se responsabilizar por um animalzinho que depende completamente da gente. Esse fator é muito importante para as crianças. Com um animal de estimação em casa, o pequeno vai adquirir alguns valores de aprendizagem muito positivos. Será mais responsável e terá uma melhor atitude, além de contribuir com a sua autoestima e sua autoconfiança. Outro aspecto importante é que a criança aprende diferentes etapas da vida, como o nascimento, a reprodução e a morte.

2 –Se o adotamos (a melhor opção) já grandinho, encontraremos um animalzinho pelo qual teremos que nos esforçar para conhecer, porque, em alguns casos, já tem o seu caráter formado, uma vida anterior, um passado que teremos de esta cientes na hora de reeducá-lo se for necessário.

3 – 
Mudanças na rotina. Os bichinhos vão nos estimular a praticarmos atividade física. Teremos que levar nosso animal de estimação para a rua para se exercitarem. E teremos que ir com eles. Com isso sairemos de casa e estaremos nos exercitando junto.

4 – Está comprovado que quando acariciamos a um animal, nosso corpo produz endorfinas, reduzindo o estresse e a ansiedade. É uma fonte inesgotável de companhia e afeto, além do que um grande apoio para enfrentarmos o isolamento e a solidão.

5 – Ajudam a baixar a pressão sanguínea e melhora a saúde cardíaca. Recentes estudos mostram que ter uma mascote em casa favorece esses aspectos para o bom funcionamento do organismo humano. 

Em definitivo, a vida é muito mais divertida com um animal de estimação em casa. Ele trará novo ânimo e bem estar em todos os aspectos. Será uma relação realmente recíproca. E se cultivarmos essa relação, programando atividades e calendários, tanto para atividades cotidianas, como a comida, o banho, os passeios diários, assim como atividades como as excursões ou viagens, teremos uma família mais unida e feliz.

Fonte: http://br.guiainfantil.com/materias/saude/animais-de-estimacaoquais-os-beneficios-para-as-criancas-em-ter-um-animal-de-estimacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário