sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Adolescência em destaque


Padrão
Adolescência em destaque

Fase da vida? Faixa etária? Construção social?
Afinal, o que é Adolescência?

Se buscarmos a definição de adolescencia, vamos descobrir que a origem da palavra vem do Latim “ADOLESCENTIA”, que significa período da vida humana entre a infância e a fase adulta. Vamos encontrar ainda quem defina adolescência como uma fase natural da vida marcada pelas transformações biológicas e comportamentais. Alguns pesquisadores vão entender e descrever a adolescência como um processo de construção social e histórico como sugerido no artigo “Adolescência como uma construção social – Ana Bock”.

Por outro lado também é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações hormonais.

Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação ou menarca, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.

Nos meninos acontece a alteração da tonalidade da voz, o aumento dos pelos pubianos e o crescimento do pênis, que passa a ter ereção e ejaculação.

Segundo D’Andrea, a adolescência é dividida em três fases:
– a pré-puberdade, quando o desenvolvimento físico se acelera e busca maior proximidade com os adultos. O lado emocional é muito confuso, com oscilações de sentimentos como ódio e amor, na busca de identificar-se;
– a puberdade, que se inicia por volta dos treze anos, é marcada pela maturidade dos órgãos reprodutores;
– e a pós-puberdade, entre os quinze e vinte anos, fase em que deve demonstrar responsabilidade diante das cobranças do meio social, como a escolha profissional, estruturar as relações com o sexo oposto e a formação da identidade, necessitando cada vez menos da ajuda intelectual dos adultos.

É uma fase que devido às mudanças que ocorrem, tanto físicas como comportamentais, pode gerar muitos conflitos dentro de casa. O adolescente parece sentir o despertar de uma consciência e de um saber que precisa ser exposto, porém muitas vezes o faz de forma intempestiva, por isso os conflitos. Nada que uma boa dose de paciência e muita conversa não resolvam.

Fonte:http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/adolescencia
http://www.brasilescola.com/educacao/periodo-de-transformacoes.htm

Retirado de Portal Adolescência e do artigo: Adolescência de Jussara de Barros – Graduada em Pedagogia – Equipe Brasil Escola