sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Saúde bucal pra toda vida começa na infância


Padrão
Saúde bucal pra toda vida começa na infância
Saúde Bucal na infância

A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo e a educação em saúde bucal deve iniciar-se nos primeiros anos de vida.

A utilização de medidas preventivas desde os primeiros anos de vida auxilia no desenvolvimento de hábitos saudáveis que contribuirão para a manutenção da saúde bucal dos indivíduos. Cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, podem evitar as doenças mais comuns na cavidade bucal: a cárie e a doença periodontal. Se medidas de prevenção, como higiene bucal, utilização de fluoretos sob diversas formas e o controle da dieta, são desencadeadas tardiamente, quando um mau hábito já está instalado, o processo educativo fica dificultado.

Sabe-se que a alimentação participa da etiologia da cárie dentária, principalmente pelo seu conteúdo em componentes fermentáveis: rica em glicose e sacarose que, se permanecerem na cavidade bucal por um tempo de 5 a 15 minutos, induzirão à acidez do meio bucal, razão porque o aconselhamento dietético é importante na prevenção da cárie.

Mesmo antes do primeiro dente, não se deve acostumar o bebê com o uso de doces ou mesmo passar mel e açúcar mascavo na chupeta, porque poderá significar muitas lesões da doença no futuro, havendo uma relação positiva entre a prevalência de cárie e a dieta de alta cariogenicidade.

Além da adequação da dieta deve-se orientar os pais quanto aos aspectos de higiene e hábitos bucais e uso de fluoretos, considerando que existe também necessidade de treinamento das mães para que uma adequada higiene bucal de bebês e crianças seja realizada.

Até a década de 70, a única fonte de exposição sistêmica aos compostos fluorados era a água de abastecimento, mas no presente, o dentifrício fluoretado tem tido participação significativa, na redução da doença cárie.

Entretanto, o aumento da oferta de compostos flouretados encontrado nos suplementos vitamínicos, fórmulas infantis, alimentos e bebidas, vem-se observando o aumento de fluorose.

A fluorose dental é considerada um defeito na formação do esmalte e da dentina produzida pela ingestão crônica de quantidades excessivas de fluoretos de uma ou mais fontes; esta condição se caracteriza clinicamente pela pigmentação esbranquiçada ou acastanhada do esmalte dos dentes cujo espectro de mudanças varia desde um ligeiro padrão de manchas esbranquiçadas até a perda quase completa da porção externa do esmalte.

A fluorose é simétrica na boca, o dente já erupciona desta forma e afeta dentes homólogos, isto é, por exemplo, primeiros molares superiores do lado direito e esquerdo.

Assim sendo, cremes dentais não devem ser deixados à disposição das crianças, principalmente se forem de sabores atraentes, pois a chance de serem ingeridos, sem o conhecimento dos pais, é muito grande e suplementos contendo flúor, administrados somente sob orientação de um Cirurgião Dentista.

O maior incentivo para a adesão de uma criança aos bons hábitos alimentares e de higiene oral é o exemplo que recebe em casa. Alimentar-se bem, junto com as crianças, escovar os dentes juntos, incentiva que os pequenos adotem as mesmas práticas sem grandes contestações, pois uma vez os pais fazendo, torna-se natural para eles.

Até os nove anos de idade é responsabilidade dos pais supervisionar e escovar os dentes dos filhos ao menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite, antes de dormir.


Saúde Bucal da Criança – Manual de Orientação para Profissionais e Estudantes da Area da Saúde
Prof. Dr. João Bosco Oliveira Ribeiro da Silva
Professor de Odontopediatria da UNIFENAS Especialista em Odontopediatria CFO Mestre em Educação – UNIFENAS Doutor em Odontologia (Odontopediatria) FO UFRJ
Prof.ª Drª Ivete Pomarico Ribeiro de Souza
Prof.ª Titular do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof. Dr Luiz Fernando Rangel Tura
Prof. Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva Universidade Federal do Rio de Janeiro