Nenhum aluno gosta de ficar de recuperação. Além de ter que enfrentar um possível rótulo – “criança com dificuldade de aprendizagem”- os estudantes nesta situação encaram a pressão de serem obrigados a fazer uma única prova, decisiva para saber se serão aprovados ou não.
O melhor motor para o aprendizado é a forma como nos sentimos em relação a ele. Se nos sentimos fracassando, o motor vai parando e o oposto é totalmente verdade. À medida que vamos obtendo sucesso, nossa mente se expande e se abre para novas aquisições.
Hoje, porém, sabe-se que não é recomendável esperar o fim do ano para ajudar os que não têm o desempenho esperado já no decorrer do ano letivo. Até porque é impossível imaginar ou querer que uma criança em duas semanas, assimile o conteúdo que é dado e que deve ser aprendido no decorrer de um ano. É a receita do fracasso.
Leia mais em:
http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/reforco-funciona-recuperacao-niveis-aprendizagem-600423.shtml
Do artigo: O reforço que funciona – Realizar um trabalho constante ao longo do ano é a melhor forma de lidar com os diversos níveis de aprendizagem em sala de aula de Verônica Fraidenraich
Nenhum comentário:
Postar um comentário