sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Prá que serve brincar?


Padrão
Prá que serve brincar?

O poder da brincadeira

A criança é curiosa desde que nasce. Quer aprender e compreender seu mundo. Os primeiros cinco anos é o período de crescimento mais acelerado do cérebro da criança durante sua vida. As primeiras experiências da criança determinam o desenvolvimento de seu cérebro. A aprendizagem inicial da criança prepara o terreno para seu êxito na escola. Boas experiências iniciais promovem o bom desenvolvimento do cérebro da criança. Quanto mais o cérebro trabalha, maior sua capacidade de trabalhar. Quando a criança brinca, seu cérebro trabalha muito. É brincando que a criança aprende. Para a criança, é natural brincar. Brinca durante as rotinas diárias. Brinca durante as experiências educacionais que lhe são proporcionadas. Considere um bebê que começa a brincar de esconde-esconde quando você puxa a roupa sobre sua cabeça. A menina de um ou dois anos que lê para sua boneca imitando a forma como você lê para ela. Ou a criança de três ou quatro anos que faz uns rabiscos e marcas em uma folha de papel que você coloca na mesa e anuncia com orgulho: “Escrevi meu nome”. Às vezes pode parecer que não está acontecendo muita coisa. Preencher uma lata com pequenos objetos e depois despejá-los talvez pareça entediante para você. Brincar com blocos parece simplesmente um exercício de empilhar e derrubar. Mas a brincadeira está cheia de oportunidades para a criança aprender e desenvolver novas habilidades. Ao brincar, a criança utiliza todos os seus sentidos – audição, visão, paladar, tato, olfato e movimento – para coletar informações sobre seu mundo. Mais tarde, a linguagem será outro meio de coletar informações. Organiza e reorganiza essas informações, transformando-as nas primeiras imagens de si própria, outras pessoas e seu mundo.

Fonte e leia mais em:

http://www.unicef.org/supply/files/Activity_Guide_Portuguesev1.pdf

Retirado do Kit de desenvolvimento da Primeira Infância do UNICEF