quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Alimentação Saudável


Padrão
Alimentação saudável
A alimentação balanceada é aquela elaborada com alimentos que atendem às necessidades do nosso organismo. Em termos de quantidade, essas necessidades mudam de acordo a idade e o sexo de cada um de nós e ainda, com as atividades que exercemos. Por exemplo: uma pessoa que pratica atividade física requer uma energia diferenciada daquela que não.

Uma alimentação balanceada, saudável e equilibrada deve conter divesos nutrientes: carboidratos, proteinas, lipídeos (gorduras), água, vitaminas, minerais e fibras. Os nutrientes são divididos de acordo com as suas funções em nosso organismo e todos têm funções muito importantes.

De forma mais simplificada, é aquela refeição planejada com alimentos de todos os grupos (que contém todos os nutrientes), na quantidade ideal, ou seja, sem abusos e também sem exclusões, de procedência conhecida e, preferencialmente, oferecidos ao natural com o objetivo de promover a saúde e prevenir patologias.

Fonte e leia mais em: http://www.napracinha.com.br/2013/12/a-alimentacao-na-primeira-infancia.html

Do artigo: Alimentação na primeira infância: dúvidas frequentes, por Laura Rangel – nutricionista formada pela Universidade Federal de Viçosa, Especialista pela Universidade Federal de Lavras e Univer
sidade de Almeida. Possui 10 anos de experiência em alimentação e nutrição escolar e infantil.